domingo, 10 de março de 2013

Filosofia


 - Segundo os princípios da avaliação da aprendizagem,


  • Diagnóstico: Coleta dados relevantes, através de instrumentos que expressem o estado de aprendizagem do aluno, tendo em vista objetivos e capacidades que se pretende avaliar.
  • Dimensão Técnica ou Burocrática: Tem caráter classificatório, somativo, controlador, com o objetivo de certificação; traduz-se em registros quantitativos e medidas de produtos definidores da promoção ou reprovação dos alunos.
  • Portfólio: Organiza e arquiva registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com intenção de fornecer uma síntese de seu percurso ou trajetória de aprendizagem.
  • Dimensão Formativa ou Continuada: Tem função processual, descritiva e qualitativa, sinalizadora do patamar de aprendizagens consolidadas pelo aluno e de suas dificuldades ao longo do trabalho.
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O Professor: 

 - O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais:


  • Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos.
- A relação professor-aluno deve estar baseada no respeito e na responsabilidade.
- A equipe de profissionais da escola deve ter preocupação com a organização de uma escola da melhor
qualidade possível.
- Os profissionais da escola devem incentivar a maior e melhor participação dos pais.


-  É preciso que os professores se conscientizem de que os alunos das escolas públicas, em sua maior parte expostos a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais.

- Por determinação federal, o Ensino Fundamental passa de 8 para 9 anos de duração.
- A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.
- O Planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o Plano (registro objetivo do que será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente.
- A avaliação visa não apenas rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente poder intervir no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.



 - Uma escola pública de qualidade exige que se repensem as relações de trabalho vividas na prática pedagógica.Nesse sentido, as relações humanas dos profissionais da escola precisam estar baseadas emdeterminados princípios.


  • Avaliações contínuas.
  • Trabalho articulado.
  • Objetivos comuns.
  • Planejamento participativo.


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A gestão democrática: 

- A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem: o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.

- A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é: o conselho escolar.


 - A gestão democrática da escola passa pelo fomento de diferentes ações: 
  1. Democratização dos processos de decisão na escola.
  2. Consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar.
  3. Eleição de diretores, conselhos escolares e grêmio estudantil, entre outros.


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Tecnologias: 
 - Sobre a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação na educação:

  1. Laboratórios de informática.
  2. Apoio técnico ao professor nas atividades nos laboratórios.
  3. Tempo disponível para a prática e domínio das ferramentas e programas (para os professores e alunos).
  4. Desenvolvimento de atividades que incentivem a comunicação e colaboração do grupo.
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 - O Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem: obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.

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DCEs:
 - As Diretrizes Curriculares para a Educação Pública do Estado do Paraná traçam estratégias que visam nortear o trabalho dos professores e garantir a apropriação do conhecimento pelos estudantes da rede pública. As construções das Diretrizes tiveram marcas bem precisas:  A horizontalidade (envolveu todas as escolas e Núcleos Regionais de Educação do estado) e a representatividade (sintetiza a voz dos professores das escolas públicas paranaenses).

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Teoria:
 - O domínio de um corpo teórico atualizado pela reflexão coletiva poderá conferir aos professores:

  1. desenvolvimento de trabalho coletivo.
  2. possibilidade de construção de instrumental didático.
  3. alternativas metodológicas.

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 Educação Profissional:
 - A Educação Profissional no Brasil, nas suas propostas progressistas, utiliza o termo “politecnia”. Esse conceito significa: domínio de diferentes técnicas, equipamentos e métodos e dos princípios científicos e tecnológicos que embasam os processos produtivos.


 - Com relação às novas perspectivas da Educação Profissional no Brasil, considere as seguintes atribuições:


  1. Preparar cidadãos para a inserção no mundo do trabalho e contribuir para a integração da economia do país com os mercados globalizados.
  2. Contribuir, através da intensa articulação com o setor produtivo e as organizações sociais, para expandir a empregabilidade e a possibilidade de geração de renda pelos educandos.
  3. Melhorar as condições de empregabilidade, contribuindo para a promoção do desenvolvimento.


 Decreto 5154/04, que trata da Educação Profissional no Brasil:


  1. Integração entre Educação Geral e Profissional.
  2. Formação unitária e politécnica para o Ensino Médio Integrado.
  3. Formação geral e específica.
  4. Trabalho como princípio educativo.
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Dimensões das Políticas Educacionais Contemporâneas:

  1. Democratizar o acesso e garantir a permanência de crianças e jovens nas escolas brasileiras.
  2. Democratizar a gestão.
  3. Construir a qualidade social da educação.
  4. Ampliar o ensino fundamental para 9 anos, garantindo o ingresso de crianças de 6 anos no ensino fundamental.


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Concepção progressista de didática:


  1. É um modo crítico de desenvolver uma prática educativa.
  2. Deve servir como mecanismo de tradução prática no exercício educativo.
  3. É sustentada por decisões filosófico-políticas e epistemológicas sobre um projeto histórico de desenvolvimento.

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 - A Pedagogia no Brasil, ao longo de sua história, teve diferentes perspectivas. No momento atual, busca: a formação científica e unitária, com sólida formação teórica, prática e política, que tenha como eixo a indissociabilidade entre docência, gestão e pesquisa.



 - O Conselho Escolar, um dos órgãos da estruturação de uma gestão democrática, compõe-se exclusivamente de representantes de diferentes segmentos do corpo docente, funcionários, pais e alunos.
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 - O pedagogo exerce um papel fundamental na concretização de uma escola da melhor qualidade possível no momento histórico atual. Nesse sentido, a sua função básica é: orientar, acompanhar e avaliar o processo pedagógico.
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- O currículo, cerne da educação escolar, é um fenômeno histórico. Sobre o assunto, considere as seguintes características:


  1. Ação, trajetória, caminhada construída coletivamente.
  2. Processo dinâmico, mutável, sujeito a inúmeras influências, portanto, aberto e flexível.
  3. Resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressa a organização de saberes vinculados à construção de sujeitos sociais.
  4. Expressão de uma concepção de pessoa, sociedade, conhecimento e cultura.
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 Os teóricos denominados crítico-reprodutivistas:
- elaboraram diferentes teorias, mas todas com uma raiz comum: afirmam que a educação é reprodutora das relações sociais.


  1. Teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica - Bourdieu e Passeron.
  2. Teoria da escola dualista. Baudelot e Establet.
  3. Teoria da escola enquanto aparelho ideológico de estado - Althusser.



- O projeto político-pedagógico da escola deverá ser permanentemente avaliado nas dimensões discriminadas em:


  1. Conteúdos de ensino, metodologias e avaliação.
  2. Planejamento e organização do tempo pedagógico (calendários, horários, reuniões) e atividades dos setores.
  3. Tecnologias educacionais e instrumentos didáticos.
  4. Relações professor/aluno/escola/comunidade.

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 - Sobre avaliação: 

  1. As formas de avaliação devem possibilitar a redefinição do trabalho pedagógico.
  2. A avaliação diagnóstica assume o caráter de auxílio na identificação das dificuldades e do real aprendizado do aluno.
  3. A avaliação prognóstica é a avaliação aplicada antes do início das ações educativas e tem como finalidade realizar um levantamento de dificuldades que poderão ocorrer.
  4. A avaliação que acontece durante todo o processo de aprendizagem é denominada avaliação contínua.

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