sábado, 16 de março de 2013

Prova de filosofia


Qustões inteligente



01- A expressão microfísica do poder, cunhada pelo filósofo Michel Foucault, designa:

(A) as mudanças de regime político nos períodos revolucionários.
   (B)) uma rede de dispositivos ou mecanismos de poder que se disseminam por toda a estrutura social.
(C) a forma repressiva da dominação capitalista.
(D) o Estado como instância coercitiva que origina e fundamenta todo tipo de poder social.
(E) o aparato de pompa envolvido no espetáculo das punições durante o Antigo Regime.

02- Obra cuja publicação foi suspendida por Descartes devido à condenação de Galileu pela Inquisição:
a) As regras para a direção do espírito Humano
b) O discurso do método
c) Meditações
   d) O mundo
e) A natureza

03- Ora, na realidade, para o existencialista, não há amor diferente daquele que se constrói; não há possibilidade de amor senão a que se manifesta no amor, não há gênio senão o que se exprime nas obras de arte. (Sartre)

De acordo com esse excerto de Sartre, é correto afirmar que:
(A) a essência do homem, seus sentimentos, sua razão, determinam o modo como ele age em relação a outros e a si mesmo.
(B) é possível definir o homem sem considerar sua cultura e sua história.
(C) as intenções equivalem a atos.
   (D)) o homem é o que ele faz.
(E) a condição humana se caracteriza pela dominação de um homem por outro e pela inexistência de liberdade.

04- Quem é considerado o pai da filosofia grega?
a) Anáxagoras
b) Anaximandro
c) Anaxímenes
d) Sócrates
   e) Tales de Mileto

05- É hábito de nosso tempo nada desejar intensamente. O ideal de caráter é não ter nenhum caráter marcante; aleijar por compressão, como fazem os chineses com os pés das mulheres, toda parte da natureza humana que projete uma saliência, e tenda a tornar uma pessoa notadamente dissimilar em relação ao perfil comum da humanidade. (Stuart Mill)

No excerto acima Stuart Mill expressa uma crítica:
(A) aos movimentos sindicais e socialistas, muito atuantes em meados do século XIX na Inglaterra.
(B) à imprensa vitoriana, que não respeitava a individualidade dos cidadãos, expondo-a à opinião pública.
(C) à doutrina positivista, e sua proposta de uma sociedade hierarquizada.
(D) aos governantes dos grandes impérios, que esmagam o potencial de desenvolvimento dos mais pobres.
    (E)) aos que afirmam ser possível conhecer as verdadeiras finalidades da vida e reprimir os que se opõem a elas, disseminando falsidades perniciosas.


06- O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi
A) Platão.
   B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.

06- A metáfora da relação entre senhor e escravo, entre quem submete e quem é submetido, procura mostrar (....) como, dialeticamente, os papéis acabam por se inverter, já que o senhor também precisa ser reconhecido como tal pelo escravo. (D. Marcondes)

No trecho acima, é correto afirmar que o autor se refere:
   (A)) a uma poderosa imagem utilizada por Hegel não só para descrever o processo de constituição da consciência, mas para exemplificar as conseqüências morais da relação de escravidão.
(B) ao pensamento de Heidegger, e sua investigação filosófica dos conceitos relativos às modalidades ônticas.
(C) à fenomenologia de Husserl, que tentou separar a psicologia e filosofia, manter o privilégio do sujeito do conhecimento e ampliar o conceito de fenômeno.
(D) a um dos principais artigos da Declaração dos Direitos do Homem (1789).
(E) ao nascimento da sociologia, no final do século XIX, como estudo das relações sociais.

07- Em qual destes nasceu o fundador do estoicismo?
a) Chipre
b) Atena
c) Pireu
   d) Cítio
e) Eléia

07-   O que Comte procura sempre são leis invariáveis, de acordo com o modelo da física e da matemática, paradigmas da ordem. Por isso, a história é pensada como uma sucessão ordenada (...), e a sociedade será pensada como uma totalidade orgânica dividida em segmentos ou classes, que se relacionam de maneira estática. (Franklin L. e Silva)

De acordo com o trecho acima, é FALSO afirmar que:
(A) A filosofia de Comte deve ser compreendida a partir do êxito das ciências exatas e naturais.
  (B)) O positivismo adota o conceito de luta de classes para explicar as mudanças históricas.
(C) Ordem e progresso são noções centrais para a compreensão do positivismo.
(D) A sociologia, ciência que estuda a sociedade, deve procurar pelas leis que regem a conduta e as relações humanas.
(E) Há, no positivismo, uma crença no processo evolutivo da sociedade.


  08- Qual destes filósofos era mais detestado por Pascal?

a) Leibniz
   b) Descartes
c) Montaigne
d) Platão
e) Espinosa

09-   O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. (Rousseau)

Qual das seguintes afirmações a respeito dessa célebre frase, que abre o Contrato Social, NÃO PODE SER ASSOCIADA ao pensamento de Rousseau?
(A) Rousseau considera que a desigualdade entre os homens seja criada pela sociedade.
(B) Todo tipo de relação social implica subordinação.
(C) Rousseau faz uma crítica ao processo de civilização do homem.
(D) Os homens são naturalmente livres porque nasceram naturalmente iguais.
  (E)) Os reis governam por direito divino.

10- Aonde nasceu Agostinho?
a) Hipona
b) Cartago
   c) Tagaste
d) Roma
e) Milão

11- . ... devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei de natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. (Locke)

Nesse trecho, Locke define a liberdade como:

(A) licenciosidade, ou direito de fazer o que se quiser.
(B) agir de acordo com a lei civil.
(C) ausência de autoridade religiosa.
   (D)) não estar sujeito ao arbítrio de ninguém.
(E) exercício da virtude moral.

12- Quem fundou, junto com Sartre, a revista Les Temps Modernes?
a) Merleau-Ponty
b) Karl Jaspers
c) Heidegger
d) Husserl
e) Godard

13- Descartes defende que
(A) não se pode obter o conhecimento da verdade.
(B) o método geométrico descreve a realidade física.
(C) o senso comum é o início de todo conhecimento científico.
(D) o conhecimento deve partir das coisas mais complexas para as mais simples.
(E)) a essência do pensamento matemático é a invenção de relações e de uma ordem entre as relações.


14- Quem é o Principal representante da escola eleática?

a) Heráclito

b) Anáxagoras

c) Anaximandro

   d) Parmênides

e) Zenão de Eléia



15- Precisamos nos desfazer de todas as idéias, de todas as crenças recebidas, ou seja, libertarmo-nos de todas as tradições, de todas as autoridades, se quisermos alguma vez reencontrar a pureza nativa da nossa razão, chegar à certeza da verdade. (A. Koyré)

É correto afirmar que, nessa passagem, Koyré se refere
(A) à necessidade que tem o cético de permanecer em dúvida, por considerar impossível alcançar qualquer certeza.
(B) à proposta de São Tomás de Aquino de integrar o costume à razão para obter o conhecimento das coisas.
   (C)) ao momento em que Descartes precisou da dúvida para se desfazer de idéias pré-concebidas e fundar uma ciência inteiramente baseada na razão.
(D) à continuidade do projeto renascentista de dominação da natureza que Bacon implementou no final do século XVI.
(E) à origem da crítica da razão pura, promovida por Kant em resposta ao racionalismo do século XVII.


16- Qual é a melhor tradução para a frase "cogito, ergo sun"

a) Quem cogita ergue

b)  homem é a medida de todas as coisas

c) O homem é bom a sociedade o corrompe

d) Cogito, logo sou

  e) Penso, logo existo

17-  É característica do movimento que costumamos designar por Renascimento a

(A) hostilidade completa em relação à filosofia clássica, sobretudo a de Platão e Aristóteles.
   (B)) clara busca pela separação entre fé e razão, natureza e religião, política e Igreja.
(C) ênfase na autoridade das Sagradas Escrituras e na filosofia cristã de modo geral.
(D) concepção hierárquica de universo e de ordem política.
(E) crítica ao conhecimento produzido pelos órgãos dos sentidos.
 18-  Para Popper, as teorias científicas

(A) são convenções úteis e modelos analógicos e não têm, pois, valor ou pretensão de verdade.
(B) se caracterizam por um progresso acumulativo de verdades provadas metodicamente.
(C) constituem modelos - ou paradigmas - cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.
(D)) enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências são passíveis de testes e, eventualmente, refutação.
(E) constituem um conjunto de hipótese verificadas e aceitas como verdades históricas.
 19- Qual destas doutrinas Agostinho seguiu antes de se converter ao cristianismo?

a) platonismo

b) protestantismo

   c) maniqueísmo

d) estoicismo

e) epicurismo

20- O fim da filosofia é o esclarecimento lógico dos pensamentos.

A filosofia não é uma teoria, mas uma atividade. Uma obra filosófica consiste essencialmente em elucidações.
O resultado da filosofia não são proposições filosóficas, mas é tornar proposições claras.
Cumpre à filosofia tornar claros e delimitar precisamente os pensamentos, antes como que turvos e indistintos.
(L. Wittgenstein)

A visão de filosofia acima expressa gerou uma corrente significativa de trabalhos cuja característica fundamental é
(A) a fusão da filosofia com as ciências da natureza, trazendo à primeira um estatuto científico.
   (B)) a ênfase em estudos voltados para as linguagens, analisando-as do ponto de vista da clareza dos conceitos e da força dos argumentos.
(C) a separação entre as ciências e a metafísica, ficando esta última como tarefa eminentemente filosófica.
(D) a ênfase na construção, por parte da filosofia, de sistemas éticos, já que as proposições sobre a natureza ficam ao encargo das ciências.
(E) o abandono de qualquer pretensão de esclarecimento conceitual nos campos tradicionais da ética e da epistemologia.

21- Qual destes filósofos viveu em São Paulo durante um período?
a) Sartre
b) Frege
c) Foucault
   d) Quine
e) Kripke

22- Para Adorno e Horkheimer:
   (A)) o desejo de dominação do homem sobre a natureza aboliu o mito e a magia e instaurou a racionalidade técnica e controladora.
(B) o Iluminismo propiciou simultaneamente um progresso técnico e moral a partir da libertação das superstições e dos mitos.
(C) a racionalidade moderna tende a, progressivamente, libertar os homens do medo e da dominação.
(D) o infortúnio de nossa sociedade deve-se ao malogro do ideal iluminista de pleno desenvolvimento da razão.
(E) somente a contínua desmistificação da natureza poderá nos livrar definitivamente da dominação do homem sobre o homem.

23- Filósofo cuja teoria desiludiu Sócrates em sua juventude
a) Anaxímedes
  b) Anáxagoras
c) Aristarco
d) Pitágoras
e) Demócrito

24- O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias; as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas.

O texto acima pode ser corretamente interpretado como exemplo da crítica:
(A) marxista às formas burguesas de pensamento.
   (B)) de Nietsche ao racionalismo iluminista.
(C) de Platão ao pensamento dos sofistas.
(D) iluminista ao pensamento medieval.
(E) de Agostinho aos filósofos pagãos.


25- Filósofo que polia lentes para sobreviver, em certa altura de sua vida:
   a) Espinosa
b) Descartes
c) Leibniz
d) Rousseau
e) Diderot

26-  Pois eu, Atenienses, devo essa reputação exclusivamente a uma ciência. Qual vem a ser essa ciência? A que é, talvez, a ciência humana. É provável que eu a possua realmente, os mestres mencionados há pouco possuem, quiçá, uma sobre-humana. (Platão)

Esse trecho, retirado da Apologia de Sócrates, é uma ilustração frisante:
   (A)) do caráter antropológico da reflexão socrática.
(B) do ceticismo radical das especulações socráticas.
(C) da identidade entre o pensamento socrático e a cosmologia de Tales.
(D) da continuidade entre sua doutrina e o pensamento mítico.
(E) do surgimento da ciência experimental.

27- Pedro Abelardo foi um filósofo medieval que participou de uma acirrada disputa filosófica no século XII. Essa disputa centrava-se sobre
A) a existência de Deus.
B) o predomínio da fé sobre a razão.
  C) a questão da existência dos universais.
D) a presença do mal no mundo.
E) a morte da alma.

28- Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe. (Aristóteles)

A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre
(A) dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo.
(B) duas faculdades complementares: o hábito e a escolha.
(C) dois elementos conflitantes: a razão e o hábito.
   (D)) dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta.
(E) dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão.

29- Assinale a frase que mais se adequa a Frege
a) Criou a geometria não-euclidiana.
b) foi autor, junto com Whitehead, de Principia Matematica.
c)  No dizer de Bochensky, o maior filósofo da linguagem do século XX.
d) foi professor de Bertrand Russel
   e) reduziu a matemática à lógica.

30- A que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles)

É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:
(A) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
(B) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
(C) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude.
(D) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas.
   (E)) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo.
  31-  A razão grega é a que de maneira positiva, refletida, metódica, permite agir sobre os homens, não transformar a natureza. Dentro de seus limites como em suas inovações, é filha da cidade. (J. P. Vernant)


A partir desse excerto de Vernant, é correto afirmar que em sua visão:
(A) a expressão "milagre grego" descreve corretamente a continuidade entre o pensamento mítico e o surgimento da filosofia.
(B) o surgimento da filosofia permitiu aos gregos o desenvolvimento de tecnologias que impulsionaram seu desenvolvimento econômico.
  (C)) o surgimento da filosofia é solidário da nova ordem política das cidades gregas na qual o debate público ocupa lugar central.
(D) a filosofia é a principal causa da urbanização crescente das colônias gregas a partir do século VII a.C.
(E) a democracia do mundo rural grego foi fruto do embate das doutrinas filosóficas e políticas florescidas a partir de Sócrates.


  32-  O mito é essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui)


O modo de narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido como uma forma que recorre
(A) à fantasia somente para descrever o sobrenatural.
(B)) ao mágico para descrever o mundo e o homem.
(C) à experimentação para explicar a natureza.
(D) à descrição para compreender o progresso histórico.
(E) à experimentação para descrever o mundo e a história.

33- Quem é a principal figura do Círculo de Viena?
a) Moritz Schilick
b) Karl Popper
c) Friedrich Waissmann
d) Cleferson Cleiton
e) Wittgenstein

34- Principal obra de Sartre:
a) Sursis
b) A Náusea
c) A Idade da Razão
   d) O ser e o nada
e) O existencialismo é um humanismo

35- Assine a alternativa que só contenha membros da chamada "Escola de Frankfurt"
a) Horkheimer, Adorno, Stirner e Habermas
b) Benjamin, Marcuse, Kaustky e Stirner
   c) Marcuse, Horkheimer, Benjamin e Habermas
d) Kautsky, Habermas, Benjamin e Adorno
e) Kautsky, Habermas, Benjamin e Kant.

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Prova 2


01- Coloque V para verdadeira e F para falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Senso comum, à Ciência e à Filosofia.
( ) A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
( ) A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria.
( ) O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-o em seu dia a dia.
( ) O conhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis de entendimento da realidade desconhecida e enigmática.
( ) A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) V, V, V, V, F.
   B) V, V, V, V, V.
C) F, V, F, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, V, V, F, F.

02- Qual dos filósofos abaixo, reconhecidamente na tradição, complicou com tantos elementos lendários? A doutrina de sua escola tinha essencialmente um caráter religioso; foi uma associação política além de filosófica. A doutrina fundamental da escola é que a substância das coisas é o número. Estamos falando de
A) Heráclito de Éfeso.
B) Anaxímenes de Mileto.
  D) Pitágoras de Samos. C) Anaximandro de Mileto.
E) Tales de Mileto.
03. Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo?
   A) Zenão de Citium.
B) Epicuro de Samos.
D) Cleanto de Assos.
C) Diógenes de Selêucia.
E) Crisipo de Soli.

04-  Foi o pensador que denunciou o caráter normativo e normalizador das instituições disciplinares que surgiram com a modernidade. Talvez seja mais conhecido por escrever estudos filosóficos históricos, abordando, principalmente, o modo como as noções de verdade têm suas origens em conflitos e em lutas históricas e como essas noções exercem poder sobre instituições. Dos filósofos abaixo relacionados, assinale o único a quem corresponde esse enunciado,
A) Karl Marx.
   B) Michel Foucault.
C) Jacques Derrida.
D) Theodor Adorno.
E) Herbert Marcuse.


05-  A que pensador contemporâneo são atribuídas as teses a seguir:
1ª) O poder é uma estratégia. É compreendido como um exercício que alia saberes e práticas e privilegia as resistências em face de uma tomada revolucionária do poder do Estado. A ideia de um poder maciço global, do qual tudo parte ou ao qual todo retorna, não se sustenta.
2ª). O poder está em toda parte. O poder vem de toda parte - o que não significa que ele englobe tudo.
A) Gilles Deleuze
B) Felix Guattari
C) Jean-François Lyotard
D) Jacques Rancière
   E) Michel Foucault

06- Segundo o Relatório Belmont de 1978, os princípios éticos básicos que devem ser levados em conta na bioética são: o respeito pelas pessoas, a beneficência e a justiça. Este relatório foi reformulado por Tom Beauchamp e James Childress e, ao publicarem o livro Princípios da ética biomédica, acrescentaram, entre outras coisas, o princípio da não maleficência, desmembrando-o do princípio da beneficência.
Assinale a alternativa que melhor define o princípio da não maleficência aplicado à ética dos profissionais da saúde:
A) Não fazer juízos sobre os pacientes.
B) Curar o paciente.
  C) Se não se pode fazer o bem a um paciente, curando-o, por exemplo, deve-se, ao menos, evitar causar-lhe mal.
D) Fazer o menor mal possível.
E) Se um profissional da saúde não pode fazer o bem ao paciente, deve, ao menos, causar-lhe pequenos danos.


07- "Aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra e pode ser comparado a uma peça fora do jogo. Daí a evidência de que o homem é um animal político mais ainda que as abelhas ou que qualquer outro animal gregário. Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter ___________. (...) Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, ___________, bem como de outras noções deste tipo. É a associação dos que têm em comum essas noções que constitui __________ e o Estado".

  A) Linguagem - do justo e do injusto - a família;
B) Família - do bom e do ruim - a comunidade;
C) Sociedade - do útil e do inútil - a sociedade;
D) Simbologia - do certo e do errado - a nação;
E) Cultura - da virtude e do malefício - o território;


08- Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade?
A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
    C(x) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias.

09- Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE, as lacunas abaixo:
Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada.
a) Hobbes - Rousseau - Locke
b) Locke - Hobbes - Rousseau
c) Rousseau - Locke - Hegel
   d) Rousseau - Hobbes - Locke
e) Marx - Hobbes - Locke

10. Filósofo contemporâneo de Tales de Mileto, para o qual o princípio da Physis é o apeíron, cujo constante movimento origina uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor - os quais constituem  o mundo. Essa descrição refere-se a:
a) Anaxímenes.
b) Pitágoras.
c) Parmênides.
   d) Anaximandro.
e) Anaxágoras.

11- Qual o cárater da obra de arte segundo a ideologia da indústria cultural?
     (A) Mercadoria
(B) Capital
(C) Objeto sensível
(D) Instrumento de conhecimento
(E) Objeto de contemplação

12- Qual é a função da prova acerca da existência de Deus na terceira meditação de Descartes?
(A) Fundamentar a fé cristã na razão.
(B) Fundamentar a moral humana na perfeição divina.
(C) Garantir a possibilidade da dúvida hiperbólica.
    (D) Garantir a correspondência entre as ideias claras e distintas e a coisa extensa.
(E) Garantir a possibilidade extrema da dúvida.

13- A oposição que se faz entre "Bom e Ruim" corresponde a qual noção da genealogia de Nietzsche?
(A) "Moral escrava"
   (B) "Moral nobre"
(C) "Má consciência"
(D) "Ideal ascético"
(E) "Valoração reativa"

14- Da mesma forma que a rede das relações de poder acaba formando um tecido espesso que atravessa os aparelhos e as instituições, sem se localizar exatamente neles, também a pulverização dos pontos de resistência atravessa as estratificações sociais e as unidades individuais. E é certamente a codificação estratégica desses pontos de resistência que torna possível uma revolução, um pouco à maneira do Estado que repousa sobre a integração institucional das relações de poder. É nesse campo das correlações de força que se deve tentar analisar os mecanismos de poder.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, v.1, 1988, p.107.
Foucault analisa o poder, considerando-o como uma rede de relações e correlações de força, de tal modo que, ao considerar o Estado e a Lei, irá deixar de lado noções importantes ao pensamento político moderno, como
   (A) Soberania e Contrato
(B) Soberania e Modernidade
(C) Liberdade e Moralidade
(D) Biopoder e Moralidade
(E) Liberdade e Destinação

15- Como é denominada a corrente de pensamento que marcou o início da Filosofia Cristã?
(A) Parrésia
(B) Escolástica
(C) Idade das Trevas
(D) Ecumenismo
   (E) Patrística

16- Qual é o domínio da filosofia que investiga prioritariamente o ser tal como ele é nele mesmo?
(A) Gnosiologia
   (B) Ontologia
(C) Criticismo
(D) Lógica
(E) Ética

17- O que está sendo representado pelo "Sol" na Alegoria da Caverna de Platão?
(A) A realidade sempre em fluxo
(B) A razão humana
(C) A existência do mundo sublunar
(D) A luz natural
   (E) A Ideia de Bem

18-  Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga?
a) Pitágoras
    b) Tales de Mileto
c) Anaxímedes
d) Sócrates
e) Xenofonte

19- O homem é a medida de todas as coisas é uma frase de :
a)  Melisso
b)  Górgias
c) Sócrates
d) Protágoras
e) Xenofonte
20-  Qual é o problema fundamental da razão pura, no entender de Kant?
a)  A fundamentação metafísica dos costumes
b) A validação da metafísica como uma ciência
c)A validação universal do juízo moral
       d) Se é possível ou não o juízo sintético a priori
e) Buscar uma alternativa para as antinomias da razão

21- Que dispusta é associada com os pensadores Leibniz e Newton?

   a) A disputa pelo reconhecimento da precedência do desenvolvimento do cálculo infinitesimal.
b) O sistema físico de Newton que entrava em conflito com a Teodicéia de Leibniz, de 1710, o que movimentou a comunidade científica da época
c) O fato de Leibniz ter sido um agente do governo alemão que obrigou Newton a se exilar no início do século XVIII
d) A negociação da mão de Charlotte Felicitas. filha de Johann Friedrich.
 e) N.d.a.

22-  Principal obra de Sartre:

a) Sursis
b) A Náusea
c) A Idade da Razão
    d) O ser e o nada
e) O existencialismo é um humanismo

23-  (UFU - 1998) - A luta de classes para Marx, até hoje, tem sido a história dos homens. Podemos afirmar que o materialismo histórico, para ele, é dialético, porque


A) é a consciência dos homens que determina o mundo material.
B) a base do conhecimento histórico é a arte do diálogo que permite a compreensão da História.
C) o processo histórico é linear e contínuo.
  D) o processo histórico é movido por contradições sociais.
E) a base do mundo material é a superestrutura jurídica e política.

24- Qual é o primeiro escrito filosófico de Nietzsche?


a) A Gaia Ciência
   b) O nascimento da tragédia no espírito da música
c) A filosofia na época trágica dos gregos
d) Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral
e) Para além de bem e mal
25- Quem foi Protágoras?


a) Um discípulo de Sócrates
b) Um discípulo de Platão
    c) Um sofista
d) Um membro da Academia
e) Um filósofo Pré-Socrático

26-  Em Platão, a reflexão sobre a arte insere-se no contexto do conhecimento e da realidade. Tal fato significa que a arte: (UFMA 2003)


A) afeta o comportamento dos homens através da imaginação.
B) permite contemplar, pela fruição, o belo-em-si
C) reflete a perfeição das idéias.
D) é, como poíesis, criação do mundo sensível
    E) é inferior, porque é imitação dos objetos sensíveis.

27- (UFU - 2000) - Sobre a alegoria da caverna de Platão pode-se afirmar que


A) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente contemplativa.
   B) a educação do filósofo visa também à atividade política.
C) os sentidos são fundamentais para o conhecimento.
D) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição, a luz para o conhecimento.
E) N.d.a.

28- De que morreu Leibniz?


a) Tuberculose
   b) Gota
c) Peste Negra
d ) Assassinado
e) Acidentado

29-  Aonde morreu Erasmo?


a) Cambrai
b) Guda
   c) Basiléia
d )Paris
e) Rotterdã

30-  Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: (UFU 2002)


A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando leis e normas necessárias para os indivíduos.
B) circunstâncias que nos determinam e nos impedem de fazer escolhas de outro modo.
C) conformação às situações que encontramos no mundo e que nos determinam.
    D) escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. “Estamos condenados à liberdade”, segundo o autor.
E) N.d.a.

31- A arte imita a natureza.
(Aristóteles)
A citação acima refere-se ao princípio da
(A) Sturm und Drang.
  (B) mímesis.
(C) formatividade.
(D) arte como objeto imaginário.
(E) arte como analogon da razão.

32- (A) a instituição parlamentar.
(B) a vontade geral da aristocracia.
(C) o poder executivo.
   (D) o povo, entendido como vontade geral.
(E) o rei, por direito divino.

33- O dever, longe de ser uma imposição externa feita à nossa vontade e nossa consciência, é a expressão de nossa liberdade, isto é, da presença da lei moral em nós (...). Obedecer ao dever é obedecer a si mesmo como ser racional que dá a si mesmo a lei moral.
A concepção de liberdade e dever descrita acima refere-se à filosofia moral de
(A) Sade.
(B) Foucault.
   (C) Kant.
(D) Nietzsche.
(E) Sartre.

34- O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
A) moral.
B) político.
  C) cosmológico.
D) educacional.
E) religioso.

35- Em relação às Escolas Helenísticas e Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 – Cinismo.
2 – Epicurismo.
3 – Estoicismo.
4 – Ceticismo.

( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial, destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4.
b) 3, 1, 4, 2.
  c) 3, 4, 2, 1.
d) 3, 2, 1, 4.
e) 2,1,3,4

36- A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o
pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros,
contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é
correto afirmar que
a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de Mileto.
   b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o fundamento de todas as coisas.
c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a especulação racional.
d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não às agrárias.
e) N.d.a.

37- Os Sofistas foram acusados por Platão e por Aristóteles de serem
comerciantes do saber, mas hoje se reconhece suas contribuições
em diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, para a
retórica. É correto afirmar que os Sofistas
   a) eram em grande parte estrangeiros e desenvolveram a educação em ambiente artificial, tendo em vista o êxito do educando na política.
b) advindos em grande parte das colônias chegam a Atenas, ajudando Sócrates a reformar o regime democrático da polis.
c) fundamentaram o conhecimento pela razão, aprimorando pelo discurso, o pensamento pitagórico.
d) após enriquecerem passaram a ministrar aulas gratuitas, modificando todo o sistema de ensino da Grécia Antiga.
e) N.d.a.

38- São considerados Sofistas:
a) Parmênides, Górgias, Crátes e Cícero.
b) Xenofonte, Péricles, Heródoto e Crátes.
  c) Antifonte, Górgias, Protágoras e Pródico.
d) Empédocles, Protágoras, Antifonte e Pitágoras.
e) N.d.a.

39- Assinale a alternativa que apresenta somente pensadores da filosofia
contemporânea, considerados estudiosos da linguagem.
a) Chomsky, Apel, Agostinho, Russell e Hegel.
b) Rorty, Wittgenstein, Frege, Carnap e Plartão.
c) Schelling, Foucault, Derrida, Heidegger e Maquiavel.
d) Carnap, Herder, Condillac, Habermas e Roger bacon.
  e)  Habermas, Sartre, Foucault e Popper.

40- Abaixo tem-se uma relação entre pensadores considerados
fenomenólogos e algumas de suas obras. Marque a alternativa cuja
relação entre pensador e obra está INCORRETA.

a) Maurice Merleau-Ponty – O Olho e o Espírito.
b) Max Scheler – Da reviravolta dos valores.
c) Jean Paul Sartre – O ser e o nada.
d) Martin Heidegger – Carta sobre o humanismo.
   e) Roger Bacon - O Principe.

41- Em "O Banquete", de Platão, Sócrates apresenta um diálogo que travara com Diotima, para quem o
(A) Amor consiste na harmonia entre duas pessoas, sendo cada uma delas amante e amada ao mesmo tempo.
(B) Amor encontra-se acima de Zeus na ordem genealógica dos deuses.
(C) Amor caracteriza-se por governar o movimento do mundo sensível.
    (D) iniciado nos saberes do Amor é conduzido por ele da contemplação dos corpos belos à contemplação da essência da beleza.
(E) amante só se encontra junto ao Amor ao contemplar as Formas puras. 

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